terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perspectivas

Que é o "defeito", pralém de um julgamento sobre uma determinada característica de alguém? Não será o "defeito" um juízo tendencioso sobre uma coisa de que não gostamos numa determinada situação? No fundo um "defeito" não é nada mais que uma implicância de quem julga, pois não julgando nada é um "defeito" mas apenas uma característica. Até porque aquilo que eu posso achar nojento ou incorrecto, outras pessoas estão na sua liberdade em achar o mesmo espectacular e genial, e uma pessoa que não julgue ninguém por achar que todas as características têm situações em que são mais ou menos correctas, nojentas, espectaculares, geniais.

Pondo as coisas neste sentido será que julgar(ver um "defeito") é um defeito? Perspectivas...

4 comentários:

Maria disse...

O defeito é de facto um julgamento sobre uma característica de alguém. A qualidade também. Daí que seja necessário haver uma distinção entre os dois.

Embora esse julgamento seja subjectivo, existem uma série de características que o ser humano definiu à priori como "boas" e "más". Por exemplo, não é costume as pessoas apreciarem numa pessoa mentirosa essa sua característica.

Portanto, existe uma série de características que dificilmente serão vistas com boa cara, e que sim, queiras ou não serão sempre "defeitos".

Mas de certa forma admito que tens razão; uma pessoa que tenha como característica ser faladora, pode ser julgada como chata ou como extremamente interessante.

Isto para dizer o quê: nem 8 nem 80. Existem defeitos sim, que são características que o ser humano abomina por natureza.

Por outro lado, existem características que só poderão ser definidas como defeito ou qualidade de acordo com o julgamento de outra pessoa.

Maria disse...

Em cada parágrafo disse a palavra "característica(s)". Fail!

Bugs Benny disse...

o problema é quando a sociedade define tanto essa subjectividade que uma pessoa que tenha uma determinada caracteristica seja à priori considerada como "defeituosa", sem dar grande espaço a uma outra qualquer interpretação dessa mesma qualidade. Exemplo: ser "gay", referindo às "bichas", é um "defeito" porque "o normal" é ser hetero. No entanto, ser gay e ser "bicha" são coisas diferentes. E hoje em dia ser "bicha" é defeito para a sociedade, e à pala disso ser gay tambem. Mas ser gay não é propriamente um defeito, ne? Mas para a sociedade... lol

PERSPECTIVAS.... XD

Bugs Benny disse...

haha eu deixo passar porque é um topico em que se justifica XD